Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page



ONLINE
1




Total de visitas: 22175
Membros / Biografias
Membros / Biografias

 

LUIS CARLOS CHAVES LIMA

LUIS CARLOS

LUIS CARLOS CHAVES LIMA, nasceu na ilha de  Carrapatal, município e Humberto de Campos – MA, em 18 de janeiro de 1952. Os seus pais: José Emidio Corrêa Lima, que teve como profissão pescador, salineiro e barbeiro, e Rosélia Chaves Lima, doméstica e professora leiga nas comunidades da região.

Luis Carlos, viveu sua infância, até 11 anos na comunidade onde nasceu e acompanhou seus pais em visitas e trabalhosnas comunidades de Jurucutuoca, Pedras, Barreiras, Ilha do Furo, Garrafa, Santana, Ilha Grande, Cotindiba, Cararaí, Carapirá, Duarte, Farol Velho e outras. Até seus 11 anos de idade, estudou na escola municipal “Lister Caldas”, com uma única professora, a sua tia Fausta Chaves Marques.  Em 1963 teve que deixar seus pais na ilha onde nasceu e foi estudar em São José de Ribamar.

FORMAÇÃO CULTURAL

Em São José de Ribamar, LUIS CARLOS CHAVES LIMA, concluiu o curso primário no Grupo Escolar “Dr. Paulo Ramos”, e o curso ginasial no Ginásio São José de Ribamar (MA).  Em  (1970) foi selecionado e matriculou-se no Liceu Maranhense onde concluiu o Ensino Médio em 1972. Em 1973 foi aprovado no exame Vestibular para o Curso de Direito na Universidade Federal do Maranhão, concluindo esse curso em 1979, passando a trabalhar  como advogado a partir desse mesmo ano.

Além da sua formação acadêmica em Direito, tem Pós-Graduação “lato sensu” em Docência do Ensino Superior, pelo Instituto Laboro em São Luis, participou também de diversos cursos   como Mestre de Obras,  Heráldica e  Parapsicologia.

LUIS CARLOS CHAVES LIMA, participou em inúmeros eventos como cursos de atualização, seminários, treinamentos e encontrosna área do Direito, da Administração Pública e da Educação nas cidades de São Luis, Belém, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

ATIVIDADES E EMPREGOS

Ainda quando menor trabalhou como vendedorde livros, de roupas e quadros com estampa de santos e paisagens, e também como aprendiz de barbeiro, e de técnico de rádio em oficina da cidade de São José de Ribamar.

O primeiro emprego formal de LUIS CARLOS CHAVES LIMA,  foi quando selecionado para recenseador do IBGE no censo de 1970, por um período de 90 dias, quando já tinha exatamente 18 anos de idade.

No ano de 1973, fez concurso público para a função de Contínuo (hoje Auxiliar Operacional de Serviços Diversos) para a Superintendência de Obras do Maranhão – SOMAR onde trabalhou até maio de 1974, quando foi aprovado em Concurso público para o cargo de Auxiliar Administrativo da Universidade Federal do Maranhão, onde trabalha até a presente data.

Na Universidade Federal do Maranhão, onde atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais, tem trabalhado durante estes 40 anos, em diversos setores da instituição, ocupando cargos de secretário de Departamentos Administrativos e  Departamentos Acadêmicos , assim como de Coordenações de Cursos, de Administrador do Restaurante Universitário, e de Diretor de Divisão de Treinamento de Pessoal, onde permaneceu por cinco anos; sendo ainda indicado para ministrar cursos de Chefia e Liderança e Noções de Direito do Trabalhonas cidades de Pinheiro e Bacabal-MA. Atuou também  em diversas Comissões de Sindicância e Processo Administrativo e Disciplinar, por vários anos.

No Escritório-Escola do Curso de Direito da UFMA, LUIS CARLOS CHAVES LIMA, permaneceu por 11 anos como Advogado e  Orientador Técnico de Estágio Curricular  dos acadêmicos de Direito. Também por indicação da UFMA, participou por 7 anos como integrante do Tribunal do Júri da 1ª Vara  do Júri da Comarca de São Luis – MA. Atualmente, presta serviços na Coordenação do Curso de Ciências Imobiliárias do Centro de Ciências Sociais – CCSo/UFMA.

Durante esses anos como servidor da UFMA, LUIS CARLOS CHAVES LIMA, trabalhou em outras instituições em cargos e funções públicas como: Diretor do Centro Social Urbano – Turu, em São Luis,  e  em São José de Ribamar foi Professor da Escola “Wadhi Chames Aboud”/CENEC, professor  e Diretor do Centro de Ensino de 2º Grau “São José de Ribamar, por mais de 5 anos ; Secretário Municipal de Educação; Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, como representante da sociedade civil. Desde 1979 mantém seu escritório de advocacia em São Luis,  com atuação específica na área do Direito de Família. Participou como assessor voluntário na criação e instalação de projetos da Secretaria Municipal de Ação Social de São José de Ribamar – MA.

ATUAÇÃO COMUNITÁRIA

A partir do ano de 1974, LUIS CARLOS CHAVES LIMA, dedicou-se à liderança comunitária e estudantil, quando criou a Câmara Junior de São José de Ribamar – CAJURI, instituição essa de atuação em âmbito internacional com o objetivo de formar e estimular a liderança dos jovens, teve uma importância muito grande na busca dos seus objetivos trazendo ao cenário especialmente da política, muitos nomes bem conhecidos. O trabalho de liderança desenvolvido pela CAJURI trazia como sustentáculos as assistência social e a educação especialmente para as classes menos favorecidas com um grande volume de trabalhos no período de 1975 a 1991. Dentre grandes feitos da CAJURI, a instalação de forma organizada do abatimento nas passagens nos ônibus para estudantes foi um fato notório e que mais tarde esse abatimento foi estendido para outros trabalhadores com o nome de Passe Popular e quefoi em São José de Ribamar o precursor do vale Transporte.

Na assistência às famílias carentes, foi montado um trabalho que atendia várias comunidades da zona rural e urbanae em alguns  grupos organizados  ( Sítio do Apicum, São José dos Índios, Barro do Olho d´água, Bairro São Raimundo, Rio de São João, Vieira e Pau Deitado), onde as famílias  tinham  apoio com médico, medicamento, cursos, e muitos outros benefícios.

Houve umgrande reforço nas atividades da CAJUI  quando LUIS CARLOS CHAVES LIMA, foi nomeado Presidente do Núcleo de Voluntariado da Legião Brasileira de Assistência - LBA, em São José de Ribamar, o que proporcionou a chegada de muitos recursos federais para a comunidade..

Quanto ao trabalho educacional, a CAJURI promovia sempre Cursos de iniciação profissional como pintor, corte e costura, eletricista, atendente de enfermagem, bordado, e muitos outros. A arte também parte do trabalho nas comunidades com apresentações teatrais nos anos de 1976 a 1977 com a encenação da peça teatral, “Judas o Traidor”, que foi um grande sucesso nos períodos de Semana Santa.

A CâmaraJúnior de São José de Ribamar- CAJURI, atualmente sobrevive com a denominação de Câmara dos Voluntários “São José de Ribamar- CAVURI”.

Luís Carlos, organizoue fundou outras entidades como a Associação Comunitária do Bairro Forquilha – São Luis -MA; Associação dos Criadores de Humberto de Campos; Associação dos Moradores da Vila Esmeralda – S .Luís. Participou da criação e instalação de Cooperativas  de Transportes Alternativos de São José de Ribamar.

Atualmente, participa da Academia Ribamarensede Artes e Letras como Presidente Fundador, onde pretende continuar seus hábitos de escrever crônicas, poesias, fábulas e outros ainda não publicados.

PARTICIPAÇÃO NA POLÍTICA PARTIDÁRIA

Em 1981, LUIS CARLOS CHAVES LIMA  foi eleito Vereador e reeleito para um segundo mandato que terminou em 1992. Como vereador apresentou inúmeras propostas de trabalho, presidiu a Comissão que elaborou a Lei Orgânica Municipal, foi Presidente da Comissão de Constituição e Justiça por quase 10 anos, chegando a Vice-presidente da Casa e representou a Casa Legislativa de São José de Ribamar em sessão solene da Câmara dos Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro. Candidatou-se por outas vezes à vereança nos município de São José de Ribamar, de Humberto de Campos e também a deputado Estadual para a Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

VIDA FAMILIAR

 LUIS CARLOS CHAVES LIMA, é casado com a Profª. Ms. Francisca Maria da Silva Chaves Lima, professora da rede estadual de ensino e aposentada pela Universidade Federal do Maranhão, com quem tem duas filhas: Francesca Karolyne da Silva Chaves Lima, advogada e Aline Klycia da Silva Chaves Lima, ainda bacharela em Direito.

 Embaraçado

CLEOMADSON MAURÍLIO SILVA DOS SANTOS

PERFIL

Nascido aos 13 de setembro de 1966, em São José de Ribamar, Estado do Maranhão.

Filho de José Pedro dos Santos e Claudina da Silva Santos. Cursou o primário na Unidade Escolar Estado da Guanabara, o ginasial no Colégio Silva Carvalho e formou-se Técnico em Edificações em 1984 na Escola Técnica Federal do Maranhão.

Católico praticante fez parte de Grupos de Jovens da paróquia de São José de Ribamar nos anos 80.

Foi corista do Coro São José, criado em maio de 1990 para cantar a missa de ordenação do 1º padre ribamarense.

Fundou em março de 1995 o Grupo TEMAR - Teatro Musical Amador Ribamarense para encenar o espetáculo “Musical Conheça o Maranhão” texto esse de autoria de uma freira vicentina do Patronato São José de Ribamar complementado e adaptado pelo mesmo.

Participante de festivais culturais em São José de Ribamar, nos anos 80 e 90, com poesias, enveredou pelo campo teatral escrevendo e adaptando textos entre eles: “Sagrada Ceia em Família”, “O Auto do Bumba-boi, o Desejo de Catirina”, “Cantata Mariana – As Aparições de Maria”, “Chá das Cinco com a Imprensa”, “Mater Dei – Louvação a Maria”, “O Auto do Boi do Mar”, “O Sono de São José” dentre outros.

Da experiência com música em corais e aluno da Oficina de Musicalização promovida pelo Coro São José e ministrada pelo maestro Chico Pinheiro em São José de Ribamar fundou o Quarteto de Flautas Santa Cecília onde executa música barroca com flauta contralto.

Amante da Arte exerce a função de desenhista de projetos, sendo a Arquitetura sua preferência, pois, transmite a beleza e perfeição nas formas, curvas, linhas e retas.

 Embaraçado

 PAULO ROBERTO PAIXÃO SILVA

 Perfil

Nascido aos 26 de julho de 1967, no Bairro Moropóia em São José de Ribamar, filho de Nycanor Moraes Silva (operário e compositor) e de Maria da Conceição Paixão Silva (professora e folclorista).

Paulo Roberto Paixão Silva, nasceu e reside na Cidade de São José de Ribamar - Maranhão, onde desde criança apegou-se aos costumes e a cultura dessa terra. Teve sua infância e juventude em meio a uma comunidade ligada à cultura, religião, folclore e ao desporto.

Ingressou na vida escolar aos quatro anos no Jardim de Infância “Chapeuzinho Vermelho”. Fez o Ensino Fundamental nas escolas Humberto de Campos – HC, Patronato São José de Ribamar e Centro Educacional do Maranhão – CEMA.

Fez o Ensino Médio na Escola Técnica Federal do Maranhão nos cursos de Eletrotécnica e Química.

Tem formação superior em Bacharel em Teologia e Licenciatura em Ciências da Religião e, atualmente, é funcionário público militar do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

ATUAÇÃO ARTÍSTICO / CULTURAL

Desenvolve as atividades de Artes Plásctica (desenho, pintura e escultura) e Poesias. Teve participação em festivais e mostras como: Festival da Juventude Ribamarense (promovido pela Pastoral da Juventude 1987/90); I e II Mostra Ribamarense de Poesia (promovido pelos Grupos de Jovens da Paróquia de São José 88/89); VII, VIII, IX, X e XIII Festival de Poesia, Crônica e Conto de Imperatriz (promovido pela Academia Imperatrizense de Letras /Grupo literário de Imperatriz/ Departamento de Letras da UEMA). e outros

Participou do 1º Festival Geia de Literatura, como palestrante com o Tema: A juventude Ribamarense e a Literatura nos Anos 80.

Fez parte das Diretorias do Bumba Boi de Ribamar, Sociedade Recreativa Pirata do Samba e do Grupo Folclórico Pastor de São José;

Fundador dos Grupos de Jovens da Paróquia de São José de Ribamar: Juvenil e Lírios de São José; Grupo de Apoio ao Meio Ambiente – GAMA, Bloco Ecológico, Bloco Aruanda e Os Piratas em São José de Ribamar.

Obras: Passatempo (livro de bolso, publicado em 2005, com 30 poemas); Receita Poética (poesias a publicar); Pescador de Emoções (publicada em 2014); A devoção Católica aos Santos: São José o Patrono da Igreja Católica (Monografia) e O Dilema de Pai Francisco (Peça Teatral baseado no auto do bumba boi, encenado pelo Grupo Folclórico Natalino Pastor de São José.

 Embaraçado

EUDES SILVA AMORIM

EUDES AMORIM

 

 

 Embaraçado

MARLI DE JESUS CONCEIÇÃO

PERFIL

 

MARLI DE JESUS CONCEIÇÃO, nasceu  em 1946 em  Paulino Neves – Tutoia-MA.,  filha do casal Nestor Araújo Conceição e Gregória Lira Conceição( in memorian). Mãe de Francisco Reginaldo Conceição Gonçalves. Graduada em Biblioteconomia – UFMA e Pós-graduada em História – UEMA, concludente do Curo Técnico  Guia de Turismo – EAD-UEMANET-UEMA.

Foi Orientadora de Aprendizagem da FMTVE (CEMA); professora estadual da Unidade Integrada Humberto de Campos. Bibliotecária da Biblioteca Laudel de Moura – IMBEL – Ministério do Exército no Rio de Janeiro; Bibliotecária do Colégio Almirante Tamandaré – COHAB/São Luís; Bibliotecária da Biblioteca Municipal Profª Maria Elisa Almeida em São José de Ribamar e atualmente dirige a Biblioteca Municipal “José Sarney”,  também em São José de Ribamar-MA.

MARLI CONCEIÇÃO, foi a primeira vereadora eleita pelo voto popular para a Câmara Municipal de São José de Ribamar. Pioneira no Festival GEIA de Literatura. Em 1984 iniciou a decoração da Avenida Gonçalves Dias (TAPETES) para a procissão de Corpus Christi. Escreveu e encenou várias peças teatrais, entre elas: Ser Mãe (apresentada no Teatro Artur Azevedo); Paixão de Cristo (palco e rua); Evangelho Secreto de Maria (palco e rua); dirigiu a peça Margarida Naseau, para a comemoração dos cinqüenta anos  do Patronato São José; escreveu e dirigiu  a  Peça teatral MILAGRES DE SÃO JOSÈ DE RIBAMAR em 1994 (após a apresentação dentro da Igreja Matriz, deu origem ao seu primeiro livro). Em 2.000, idealizou e instituiu a PROCISSÃO MARÍTIMA DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR.

Obras publicadas: São José de Ribamar, Cidade de Encantos – 1995; Minhas Poesias; Escamas; Nina e Janjão (infantil); São José de Ribamar Cidade de Encantos, 2ª Edição ampliada; São José de Ribamar Cidade de Encantos; Santuário e Batalha de Guaxenduba-1ª Batalha Naval no Brasil, na Baia de São José de Ribamar – MA.

 

Embaraçado

WALDENÊR ROCHA DOS SANTOS CHAGAS

WALDENER

WALDENÊR ROCHA DOS SANTOS CHAGAS, nasceu em 02 de dezembro de 1940, no município de São João Batista – MA, seus pais Rosalino Diniz dos Santos e Anita Rocha dos Santos, casada com o sargento da Polícia Militar do Maranhão Ivaldo Soeiro Chagas, que passou para a reserva como segundo tenente em dezembro de 1994.

Waldenêr, tornou-se professora pelo Colégio Evangelista Rodrigues, e com adicional do Colégio São Luiz, na capital. Dirigiu a Escola Gonçalves Dias, no povoado Quinta do município de São José de Ribamar-MA, de 1964 a 1965.

Professora na Escola Rural Gomes de Sousa em Rio de São João, hoje Unidade Escolar Gomes de Sousa, no qual foi Diretora Adjunta.

Professora do 2º período na creche “Jardim Alice Nojosa”, Rio de S. João, São José de Ribamar.

Professora da U.I.” Sarney Filho” na Vila Sarney Filho – São José de Ribamar. (1992).

Diretora da U.E. Vovó Amália na Vila Dr. José Silva – São José de Ribamar (1993).

Participação em Obras Sociais: Contribuiu com o trabalho voluntário da L.B.A., através da participação na Câmara Júnior de São José de Ribamar – CAJURI (1975/1981) no povoado Rio de São João.

Prestou assessoria voluntária na União de Moradores do povoado Laranjal, na gestão do seu esposo como presidente, proporcionando distribuição de leite a crianças.

Participação em Cursos, Treinamentos e outros eventos: Curso de Cooperativismo Escolar – 1969; Comissão Municipal do MOBRAL em Paço do Lumiar, 1972; Treinamento de Recursos Humanos de Supervisores e Orientadores do Projeto Minerva – São Luís – 1982; Curso de Qualificação profissional para o Magistério – 1988; Encontros de Diretores de Escolas Estaduais e Municipais para melhoria da Educação Básica; Estudos do PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais); Programa Eletronorte de Eficiência EnergéticaEducacional – PEEE, desenvolvido pela Eletronorte e Procel.

Atualmente: Professora Aposentada desde 2010; Coordenadora do Grupo Círculo de Orações de Senhoras da Igreja Católica em Rio de São João/São José de Ribamar; Dedica-se à literatura e fez as seguintes publicações: “Alvorecer”,  “O Esplendor” “Nação dos Animais” “Resplandecer”. É também, Membro Fundadora da Academia Ribamarense de Artes e Letras, criada em 19.11.13.

 Avarez